O que é Herpes?
O herpes é uma infecção viral que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A mais comum, causada pelo herpes simplex 1 (HSV), essa infecção recorrente começa com um formigamento nos lábios e segue com uma coceira até que, finalmente, surgem as vesículas. Por fim, elas se transformam em feridas. Podem também aparecer dentro da boca (especialmente na infância).
Estima-se que cerca de 90% da população mundial tenha o vírus do herpes alojado no organismo.
Uma variação do herpes simplex 1, o tipo 2 do vírus é responsável pelo aparecimento de lesões nas regiões genitais. Para evitá-las, a recomendação é usar preservativos durante as relações sexuais
A infecção pelo herpesvírus 1 e/ou 2 pode ser recorrente surgindo durante episódios febris por doenças de causas variadas, em mulheres no período perimenstrual e após exposição solar inadequada e sem proteção (situações de baixa resistência do sistema imunológico do individuo).
Como tratar?
Para aliviar o desconforto causado pelo herpes pode ser indicado o uso de antiviral oral e/ou tópico.
Para evitar o herpes labial a pessoa deverá evitar o sol excessivo e usar um protetor solar nos lábios para protegê-los. No caso de uma gripe forte, quando normalmente o organismo já está debilitado, a pessoa deve se cuidar bastante e evitar fatores como o estresse. É importante ressaltar que esses tratamentos não eliminam o vírus mas, sim, fazem com que melhore uma situação local com a redução do tempo de inflamação.
O tratamento é individualizado e só o médico poderá indicar qual o melhor para cada caso. Procure sempre um médico dermatologista preparado para tratar os seus sintomas e siga corretamente as orientações passadas por ele. Jamais se automedique, nem interrompa o uso do medicamento sem consultá-lo.