Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


Principais Dúvidas de pacientes com ACNE ADULTA

Por Monique Teixeira 7 meses ago
Home  /  Dermatologia Estética  /  Principais Dúvidas de pacientes com ACNE ADULTA

Você tem dúvidas sobre a acne adulta?

A acne é na maioria das vezes relacionada a adolescência. Mas a acne adulta não é incomum! Enquanto na adolescência, as acnes atingem principalmente a ZONA T, composta pelo queixo, nariz e testa, na vida adulta, passa a acometer a ZONA U, formada pelas mandíbulas, queixo e pescoço.

A acne adulta costumar incomodar ainda mais que a acne do adolescente, afetando a autoestima de milhares de pacientes.

Confira as principais dúvidas recebidas por pacientes com acne adulta!

  1. O que causa? Quais os fatores de risco para o surgimento?

São diversos fatores associados. Fator genético, distúrbios hormonais (como o ovário policístico), a quantidade de receptores na pele chamados de TLR-2 (resposta imunológica do organismo), bem como fatores externos: dietas com quantidade exagerada de laticínios e carboidratos, estresse, tabagismo, alguns suplementos alimentares, exposição ao sol e à poluição.

  1. Quais cuidados tópicos podem ser feitos para tratar a acne adulta?

Assim como na acne de adolescentes, a rotina de cuidados é importante! Lavar o rosto com sabonete, aplicar adstringente ou solução micelar, utilizar protetor solar e hidratante são considerados cuidados básicos. Dependendo da pele, também pode ser indicado o uso de determinados ácidos e ativos durante a noite.

  1. Quais medicamentos podem ser adotados no tratamento?

Antiandrógenos (espironolactona), as pílulas contraceptivas, isotretinoína e os antibióticos de uso oral. Os medicamentos são indicados de acordo com o caso do paciente e após solicitar exames laboratoriais. Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento multidisciplinar, envolvendo a Ginecologista e a Endocrinologista.

  1. Quais lasers e procedimentos contribuem no tratamento da acne?

Por ser um processo inflamatório, a acne tende a manchar a pele, e em alguns casos, causar cicatrizes. Nestes casos, o paciente poderá recorrer a lasers que tratam manchas, como o laser Q-Switched e peelings químicos. Para tratar as marcas (cicatrizes), recorremos a aparelhos que estimulam a produção de colágeno, como lasers fracionados e o microagulhamento (ou radiofrequência microagulhada).

Consulte sempre um Dermatologista.

Para agendar uma consulta com a Dra. Renata Mitelman clique aqui.

Category:
  Dermatologia Estética