Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


Rejuvenescimento

Home  /  Dermatologia Estética  /  Rejuvenescimento

O envelhecimento cutâneo

O envelhecimento é um processo natural que ocorrerá com todas as pessoas e se dá com a perda da capacidade funcional e de reserva, mudança da resposta celular aos estímulos; perda da capacidade de reparação e predisposição do organismo à doença. Já o envelhecimento cutâneo, se dá através da ação conjunta de fatores endógenos e exógenos. Podem ser citadas causas como: a ação dos músculos faciais; mudanças hormonais; renovação celular; inflamação cutânea e oxidação.

O envelhecimento cutâneo costuma ser mais facilmente percebido pelas pessoas que nos cercam, já que a pele é o maior órgão do corpo, fazendo este papel de envoltório. O envelhecimento da pele pode ser dividido em: intrínseco e extrínseco (fotoenvelhecimento).

O envelhecimento intrínseco é proveniente da idade, ocorre de forma mais lenta, suave, a textura da pele é lisa, homogênea e suave com atrofia da epiderme e derme, com menor número de manchas e discretas formações de marcas de expressões.

A principal causa do fotoenvelhecimento é a exposição ao sol. As ondas mais importantes relacionas ao fotoenvelhecimento são aquelas chamadas de radiação ultravioleta. No fotoenvelhecimento a superfície da cútis é áspera, nodular, espessada, com inúmeras manchas e rugas profundas e demarcadas.

Os sinais do envelhecimento

Com o passar do anos, a pele começa a apresentar alguns sinais que podem incomodar o indivíduo. Estes sinais do envelhecimento surgem aos poucos apresentando na maioria dos casos a ordem abaixo:

– Linhas de expressão e perda da luminosidade da pele

– Rugas profundas e início da perda de firmeza, ocasionando a flacidez facial

– Perda de densidade e do contorno facial

Como tratar o envelhecimento cutâneo

O tratamento de rejuvenescimento facial envolve diversas etapas, podendo citar os cremes anti-idade, tais como: antioxidantes, antiglicantes, cremes contendo vitamina C, entre outros; e a proteção solar. Além dos produtos tópicos, o médico dermatologista avaliará quais sinais incomodam o paciente e poderá optar por aplicações de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores, microagulhamento e laser.

Saiba mais sobre o rejuvenescimento do colo, mãos e pescoço, áreas que costumam ser esquecidas na hora dos cuidados diários com a pele.

E conheça em detalhes alguns dos tratamentos de rejuvenescimento facial oferecidos na Clínica Renata Mitelman.

Ultrassom Microfocado

O que é o ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado proporciona efeito de lifting facial de forma não-invasiva e não cirúrgica, sendo um grande aliado no tratamento do envelhecimento cutâneo. As ondas do ultrassom conseguem atingir e aquecer as camadas mais profundas da pele até a fáscia muscular, gerando pontos de coagulação térmica, desnaturação e posterior contração das fibras colágenas. Este processo gera a produção prolongada de novos colágenos e elastina, além da contração do Sistema muscular aponeurótico superficial (SMAS), um feixe de fibra musculares encontrado abaixo da pele que ajudam na sustentação da face, promovendo efeito de lingting imediato.

Indicações do ultrassom microfocado:

Perda da firmeza e sustentação da pele. Flacidez tissular e muscular.

Na face, o ultrassom microfocado é muito utilizado para reposicionar os malares, conhecidos popularmente como as maçãs rosto e definir as mandíbulas. Na linha das sobrancelhas é possível um levantamento significativo, enquanto nos olhos,  reduzindo a flacidez palpebral dando um aspecto mais aberto e jovial para os olhos. Nas áreas do pescoço e colo reduz a flacidez localizada que incomoda muitos pacientes.

No Corpo reduz a flacidez localizada e gordura.

Duração do tratamento:

Para casos de flacidez moderada recomenda-se 1 aplicação por ano. Flacidez severa, a cada 7 meses.

Saiba mais sobre o tratamento com o uso do ultrassom microfocado assistindo ao vídeo.

Luz Pulsada

O que é:
Luz intensa pulsada é um equipamento projetado para disparar pulsos de luz de amplo espectro. A energia luminosa tem parâmetros (intensidade, tempo, intervalo) controlados eletronicamente e é transmitida para um filtro de corte que permite a passagem somente do espectro de luz desejado. A seleção do filtro vai determinar o comprimento de onda da luz e a profundidade de penetração da energia luminosa. A luz emitida gera calor, que atua na pele de forma variável, conforme a absorção das células ou tecido.

Luz Pulsada com ponteira resfriada para maior conforto do paciente.

Indicações:

  • Rejuvenescimento cutâneo
  • Clareamento de manchas escuras faciais e corporais
  • Tratamento de lesões vasculares faciais e de membros inferiores.
  • Rosácea.
  • Acne ativa.
  • Melhora de poros e textura da pele.
  • Nevos rubis.

Pós-tratamento:
Discreta vermelhidão que desaparece em pouco tempo, podendo o paciente retornar às atividades habituais logo após o tratamento. Nos dias subsequentes, pode aparecer uma “fuligem” ou pequenas crostas, que desaparecem em alguns dias. Importante evitar exposição solar e usar foto protetor específico.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

Microagulhamento

O que é o microagulhamento:

O microagulhamento facial consiste em micropunturas realizadas com o auxilio de microagulhas que agridem a pele gerando um processo de reação fisiogológica e efeitos inflamatórios.

A medida que a pele é picada, ela reage e desencadeia uma resposta em cascata, com muitos elementos inflamatórios e fatores de crescimento. Existem, portanto, dois estímulos importantes que ocorrem simultaneamente, sendo um deles a picadura na pele e o outro a reação fisiológica de produção de citoquinas acionadas para cicatrizar a pele.

Neste processo surge a produção de novas fibras colágenas, melhorando consequentemente, a qualidade da pele.

O microagulhamento muitas vezes é acompanhado de drug delivery, ou seja, aplicação medicamentosa local nas camadas mais profundas da pele.

Indicações do microagulhamento:

O microagulhamento pode ser indicado para várias alterações de pele, como: cicatrizes de acne, melasma, estrias e fotoenvelhecimento cutâneo (rejuvesnecimento facial).

Duração do tratamento:

Para cada indicação do microagulhamento será indicado o número de sessões necessárias, que pode variar de 4 a 8, com intervalos de 15 a 30 dias.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

Preenchimento com Ácido Hialurônico

preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele . O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Atualmente, o ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado para esse procedimento porque possui uma série de vantagens como o fato de ser um componente natural da pele, já que cerca de 55% do órgão é composto por ácido hialurônico; a característica de ser reabsorvível, dessa forma, as aplicações se adaptam às necessidades da pele em cada fase; e por fim, o ácido hialurônico também estimula a produção de colágeno.

 

O acido hialurônico age preenchendo o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.  O ácido hialurônico devolve volume perdido ou preenche um lugar que se deseja resgatar formato ou proporção.

As diferentes densidades e quantidade aplicada de ácido hialurônico são determinadas de acordo com a necessidade do paciente e área de aplicação. Por exemplo um preenchedor mais denso pode ser escolhido para o caso de um paciente que deseja resgatar os contornos dos malares (maças do rosto), enquanto um menos denso pode ser utilizado no preenchimento de olheiras.

Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado.

 

Indicações para o preenchimento com ácido hialurônico:

Rejuvenescimento facial.

Preenchimento em áreas como no sulco nasolabial (famoso “bigode chinês”), nos lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face.

Duração do tratamento:

Pode durar de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido lentamente pelo organismo.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

MD codes®

A técnica do MD Codes™ consiste na aplicação do ácido hialurônico em pontos específicos da face. A grande inovação desta revolucionária técnica é o mapeamento exato destes pontos ao serem preenchidos, gerando efeitos de lifting.

Esta técnica preconiza a avaliação global do rosto, com atenção as desproporções e perdas do tecido gorduroso, vazios e sombras e repercussões de movimentos de cada indivíduo. A partir desta avaliação completa, utiliza-se o preenchedor em determinados pontos, chamados códigos, que favorecem o levantamento facial e também reestruturam áreas já muito fragilizadas.

As áreas envolvidas na aplicação dos MD Codes™ compreendem toda a região dos olhos, região malar, lábios, área do queixo e contorno facial. As aplicações preservam a anatomia e as proporções individuais, visando o rejuvenescimento global e não apenas localizado.

Em alguns casos, a correta aplicação da técnica do MD Codes™ pode susbtituir a necessidade de uma plástica facial, redesenhando contornos de toda a face.

Preenchimento com Hidroxiapatita de cálcio

O que é a hidroxiapatita de cálcio

A Hidroxiapatita de cálcio é um composto absorvível pelo organismo com as mesmas características de dentes e ossos humanos. Tem como componentes principais o fosfato e cálcio, importantes para a formação proteica no organismo. É composto por micro-esferas suspensas em gel aquoso usado para a aplicação em preenchimentos faciais temporários absorvíveis pelo organismo.

Indicações para o preenchimento com a Hidroxiapatita de cálcio

É indicado para quem deseja o preenchimento facial com efeitos mais duradouros já que os resultados se estendem por até 2 anos, estimulando a produção de colágeno gradativamente.

Indicado principalmente para a perda de volume facial, correção de sulcos da face como o nasogeniano, mais conhecido como bigode chinês (marcas que contornam o nariz e canto da boca), suavizar as rugas ou linhas marionetes (marcas entre o canto do lábio até o queixo), rejuvenescimento das mãos, além de ser utilizado como bioestimulador.

Laser de CO2 Fracionado

O que é:
O laser de CO2 apresenta grande afinidade pela água presente na pele, causando rápido aumento de temperatura e destruição do tecido. Como provoca maior grau de lesão tecidual, pois penetra até a segunda camada da pele, aquece as camadas mais profundas , estimulando a remodelação do colágeno e contração da mesma, o que provoca uma diminuição da flacidez.

No caso do CO2 fracionado o feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz, como se fosse um chuveiro. Com isso, o laser atinge micropedaços da pele, deixando ilhotas de pele intacta entre as áreas de pele atingida.

É essa pele que não foi afetada que vai facilitar a cicatrização das colunas de tecido atingidas pelo laser. As pequenas pontes de pele intacta permitem a reestruturação da epiderme (camada superficial da pele) de uma forma mais rápida e possibilita ao paciente um retorno às suas atividades normais num tempo mais curto.

Indicações:

  • Rejuvenescimento cutâneo.
  • Flacidez de áreas como pele, pescoço e colo.
  • Melhora de poros abertos e textura da pele.
  • Linhas em volta da boca e em volta dos olhos.
  • Cicatrizes de acne.
  • Estrias.
  • Cicatrizes de queimadura, cirúrgicas ou traumáticas
  • Tratamento de dermatoses como xantelasma, verrugas e siringomas.

Pós-tratamento:
Vermelhidão e inchaço da pele, de leve a intenso, seguida de discreta descamação, que desaparecem em pouco tempo (cerca de 4 a 7 dias, depende da sensibilidade da pele). Importante evitar exposição solar e usar hidratantes e foto protetor específico.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

Laser Q-Switched

O que é o laser Q-Switched?

O laser Q-Switched utilizado na clínica é considerado padrão ouro para tratamentos de lesões pigmentares dérmicas e epidérmicas (manchas em geral), isso devido à sua tecnologia fotoacústica, que fragmenta as células que contém o excesso de melanina, sem danificar o tecido circundante e minimizando o dano epidérmico.

Esta tecnologia contempla disparos duplos, separados por um período de nanosegundos que permite maior conforto ao paciente com resultados eficazes.

O laser é indicado para tratar melanoses solares (manchas senil), melasmas, sardas, queratoses seborreicas planas (manchas com discreto relevo), olheiras, pigmentação pós inflamatória (pós acne, por exemplo), manchas de nascença e em remoções de tatuagens, inclusive as coloridas. Além disso a tecnologia fotoacústica deste laser promove o estímulo de colágeno de forma elegante e eficaz continuadamente, denominado rejuvenescimento não ablativo.

Indicações:

Manchas, melasmas, remoção de tatuagens e rejuvenescimento.

Agende sua consulta!