Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


Estrias

Home  /  Dermatologia Estética  /  Estrias

Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”. Causadas pelo estiramento da excessivo da pele, surgem em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis.

Em seu estado inicial, as estrias são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nos glúteos, coxas, abdome e costas.

Os tratamentos para estrias associam cremes, ácidos, microdermoabrasão, microagulhamento e vários tipos de luz e laser. Ressalta-se a importância da prevenção das estrias através do uso de hidratante, consumo de água e também do controle de ganho de peso.

Dermoabrasão

O que é: o Peeling de cristal ou microdermabrasão consiste num processo de esfoliação progressiva e controlada da pele. É realizado com um aparelho com sistema de vácuo, que emite jatos de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. “Também é chamado de “lunch peel” ou” summer peel” devido à sua simplicidade e rápida recuperação, podendo o paciente realizar este procedimento mesmo no verão e retornar às suas atividades imediatamente. Recomenda-se apenas o uso diário de um bom fotoprotetor.

Indicações: é indicado para atenuar rugas finas, clarear manchas, amenizar cicatrizes de acne, melhorar a textura da pele e tratar estrias. Pode ser associado com um peeling químico durante a mesma sessão para otimizar os resultados.

Pós peeling: Logo após a aplicação do peeling, ocorre uma vermelhidão na pele, que pode durar poucas horas até 2 dias, dependendo da sensibilidade do paciente e da profundidade do peeling. Pode ocorrer também uma descamação suave da pele. Se houver associação com peeling químico na mesma sessão, a duração e a intensidade da descamação podem aumentar.

Intradermoterapia

Consiste na injeção ao longo e sob as estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

Laser CO2 fracionado

O que é:
O laser de CO2 apresenta grande afinidade pela água presente na pele, causando rápido aumento de temperatura e destruição do tecido. Como provoca maior grau de lesão tecidual, pois penetra até a segunda camada da pele, aquece as camadas mais profundas , estimulando a remodelação do colágeno e contração da mesma, o que provoca uma diminuição da flacidez.

No caso do CO2 fracionado o feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz, como se fosse um chuveiro. Com isso, o laser atinge micropedaços da pele, deixando ilhotas de pele intacta entre as áreas de pele atingida.

É essa pele que não foi afetada que vai facilitar a cicatrização das colunas de tecido atingidas pelo laser. As pequenas pontes de pele intacta permitem a reestruturação da epiderme (camada superficial da pele) de uma forma mais rápida e possibilita ao paciente um retorno às suas atividades normais num tempo mais curto.

Indicações:

  • Rejuvenescimento cutâneo.
  • Flacidez de áreas como pele, pescoço e colo.
  • Melhora de poros abertos e textura da pele.
  • Linhas em volta da boca e em volta dos olhos.
  • Cicatrizes de acne.
  • Estrias.
  • Cicatrizes de queimadura, cirúrgicas ou traumáticas
  • Tratamento de dermatoses como xantelasma, verrugas e siringomas.

Pós-tratamento:
Vermelhidão e inchaço da pele, de leve a intenso, seguida de discreta descamação, que desaparecem em pouco tempo (cerca de 4 a 7 dias, depende da sensibilidade da pele). Importante evitar exposição solar e usar hidratantes e foto protetor específico.

Microagulhamento

O que é o microagulhamento:

O microagulhamento facial consiste em micropunturas realizadas com o auxilio de microagulhas que agridem a pele gerando um processo de reação fisiogológica e efeitos inflamatórios.

A medida que a pele é picada, ela reage e desencadeia uma resposta em cascata, com muitos elementos inflamatórios e fatores de crescimento. Existem, portanto, dois estímulos importantes que ocorrem simultaneamente, sendo um deles a picadura na pele e o outro a reação fisiológica de produção de citoquinas acionadas para cicatrizar a pele.

Neste processo surge a produção de novas fibras colágenas, melhorando consequentemente, a qualidade da pele.

O microagulhamento muitas vezes é acompanhado de drug delivery, ou seja, aplicação medicamentosa local nas camadas mais profundas da pele.

Indicações do microagulhamento:

O microagulhamento pode ser indicado para várias alterações de pele, como: cicatrizes de acne, melasma, estrias e fotoenvelhecimento cutâneo (rejuvesnecimento facial).

Duração do tratamento:

Para cada indicação do microagulhamento será indicado o número de sessões necessárias, que pode variar de 4 a 8, com intervalos de 15 a 30 dias.

Luz Intensa Pulsada

O que é:
Luz intensa pulsada é um equipamento projetado para disparar pulsos de luz de amplo espectro. A energia luminosa tem parâmetros (intensidade, tempo, intervalo) controlados eletronicamente e é transmitida para um filtro de corte que permite a passagem somente do espectro de luz desejado. A seleção do filtro vai determinar o comprimento de onda da luz e a profundidade de penetração da energia luminosa. A luz emitida gera calor, que atua na pele de forma variável, conforme a absorção das células ou tecido.

Luz Pulsada com ponteira resfriada para maior conforto do paciente.

Indicações:

  • Rejuvenescimento cutâneo
  • Clareamento de manchas escuras faciais e corporais
  • Estrias
  • Tratamento de lesões vasculares faciais e de membros inferiores.
  • Rosácea.
  • Acne ativa.
  • Melhora de poros e textura da pele.
  • Nevos rubis.

Pós-tratamento:
Discreta vermelhidão que desaparece em pouco tempo, podendo o paciente retornar às atividades habituais logo após o tratamento. Nos dias subsequentes, pode aparecer uma “fuligem” ou pequenas crostas, que desaparecem em alguns dias. Importante evitar exposição solar e usar foto protetor específico.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

Peeling químico

Alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico e glicólico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.

Subcisão

Esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.

Agende sua consulta!