Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


Molusco Contagioso

Home  /  Dermatologia Clínica  /  Molusco Contagioso

O que é Molusco Contagioso?

O molusco contagioso é uma infecção viral, causada pelo poxvírus. É caracterizado por pequenas pápulas da cor da pele ou um pouco avermelhadas, de textura brilhante, indolores, com leve depressão central. Estas lesões podem ser confundidas com verrugas e podem surgir em todo o corpo, sejam isoladas ou agrupadas.

Pode acometer adultos com imunidade comprometida e ainda com mais freqüência crianças com pele seca, alérgicas e com quadros de dermatite atópica.

O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção.  A coceira, nem sempre frequente, mas presente, ou outra irritação, acaba levando o vírus a se espalhar para outras partes do corpo. Em adultos, é comum que essas lesões sejam observadas nos genitais, abdômen e parte interna das coxas.

É importante evitar o compartilhamento de toalhas, lençóis, roupas íntimas ou de qualquer outro objeto pessoal, assim como evitar relações sexuais sem o uso de preservativos.

Como tratar?

Em pessoas saudáveis e com produção normal de anticorpos, o molusco contagioso normalmente desaparece sozinho em meses ou anos sem que haja necessidade de tratamento. Porém, é comum que uma terapia seja indicada para alguns casos.

Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos.

As lesões individuais podem ser removidas de diversas maneiras: de acordo com a idade, condições e fatores individuais de cada paciente.

Situações sociais envolvidas na patologia, como o paciente frequentar creches e escolas, faz com que seja mandatória a remoção das lesões. A técnica mais efetiva é a curetagem do molusco (raspagem da lesão).

Outros tipos de tratamento incluem: Crioterapia, cauterização química, tratamento a laser e medicamentos tópicos. Uma alternativa de tratamento é o uso de imunomoduladores, no qual a aplicação do produto modifica a resposta imune nas áreas tratadas, levando à eliminação das lesões.

Procure sempre um médico dermatologista preparado para tratar os seus sintomas e siga corretamente as orientações passadas por ele. Jamais se automedique, nem interrompa o uso do medicamento sem consultá-lo.

Agende sua consulta!