Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


Acne

Home  /  Dermatologia Clínica  /  Acne

O que é:
A acne é uma doença dos folículos pilossebáceos, estruturas formadas por glândulas sebáceas e pelos. Embora alguns insistam em dizer que as espinhas são problemas de pele “normais” em determinada idade, a falta de tratamentos adequados pode deixar cicatrizes inestéticas e permanentes.

Como é feito o tratamento da acne:
Há várias opções de tratamento da acne, desde produtos tópicos até sistêmicos. Com a introdução da isotretinoína oral, houve uma “revolução” no tratamento da acne, pois esse medicamento possibilita a cura da acne, evita anos de tratamento e melhora a qualidade de vida do paciente.

Quanto antes for instituído um tratamento adequado, com uma rotina diária de cuidados com a pele, menor a possibilidade de cicatrizes inestéticas na pele.

RECURSOS PARA MELHORIA DA ACNE:

Cuidados em casa: limpeza com sabonete especial duas vezes ao dia, uso de secativos a noite e fotoprotetor durante o dia. O uso de medicamentos via oral dependerão do grau da acne e indicação do dermatologista

Peelings químicos: podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir.

Os resultados são mais aparentes quanto mais profundos são os peelings, assim como aumentam também os riscos de efeitos colaterais.

Bons resultados podem ser obtidos com peelings superficiais repetidos e realizados a pequenos intervalos, principalmente para o tratamento de manchas causadas pela acne. Além de clarear as manchas, os peelings melhoram a textura da pele, que fica mais uniforme e melhora o seu aspecto como um todo.

Se as cicatrizes forem mais profundas, os peelings médio e profundo ou a laser podem ser utilizados.

Preenchimento: para as cicatrizes deprimidas que desaparecem quando a pele é esticada, o preenchimento pela técnica de microgotas é uma boa indicação. São injetadas substâncias debaixo da cicatriz, levantando-a.

O procedimento é bem tolerado e, pessoas mais sensíveis,
podem utilizar um creme anestésico.

Elevação de cicatrizes: indicadas para aquelas cicatrizes deprimidas que se parecem com marcas de catapora. Sob anestesia local, utiliza-se um punch (instrumento cortante semelhante a um canudo) para cortar a pele da cicatriz em círculo, sem soltá-la dos tecidos mais profundos, elevando-a até ao nível normal da pele e fixando-a com curativo.

É comum a pele ficar até mais alta que a pele normal, sendo necessário, posteriormente, realizar uma dermoabrasão de toda a região para igualar a altura.

Excisão e sutura simples: utilizada para remover cicatrizes disformes, com bordas irregulares. Consiste na retirada da cicatriz com bisturi, sob anestesia. A cicatriz resultante da remoção é mais uniforme, feita borda a borda, com resultado estético melhor.
Dermoabrasão: consiste no lixamento da pele e está indicado nos casos em que há presença de cicatrizes deprimidas e profundas, principalmente aquelas com bordas bem delimitadas. O procedimento é doloroso e feito sob anestesia. O risco maior é o de deixar manchas escuras, principalmente em pessoas de pele morena.

Laser de CO2 fracionado: proporciona um tratamento avançado da pele danificada, substituindo-a por uma de aspecto mais jovial. Por se tratar de laser fracionado, o tempo de recuperação é mais rápido e seguro, em relação ao laser de CO2 tradicional.
Subcisão: utilizada para elevar cicatrizes deprimidas, a técnica consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial que a puxa para baixo. É feita pela introdução de agulha cortante sob a cicatriz, em movimentos de vai-vem, que cortam o tecido fibroso, soltando a pele. Um hematoma resultante do trauma estimula a formação de tecido colágeno no local, que também vai ajudar a elevar a cicatriz.

Prevenção: o tratamento da acne em sua fase inicial evita a formação de cicatrizes. Hoje, existem medicamentos que controlam a doença e, até mesmo, podem acabar definitivamente com ela em cerca de 6 a 12 meses.

Agende sua consulta!