Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


Queda de Cabelos

Home  /  Dermatologia Capilar  /  Queda de Cabelos

A queda de cabelos é bastante comum em homens e mulheres, mas que pode acometer inclusive as crianças.

É de fundamental importância que haja uma investigação detalhada das causas da queda. Dependendo do caso, podem ser solicitados exames para auxiliar na indicação do tratamento mais adequado, que pode incluir loções capilares específicas, medicamento via oral entre outros.

A seguir algumas doenças que provocam a queda de cabelo.

Alopécia Androgenética (calvície)

Alopecia androgenética, ou calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos.

Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.

Alopécia Areata

Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. A alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia areata não é previsível.

A alopecia areata não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações.

Eflúvio telógeno

É uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Seu aumento é visto principalmente naquele bolo que cai no chuveiro ou fica na escova quando penteamos.

O principal sintoma é a queda aguda do cabelo, com aumento dos fios que caem dia a dia. Coceira no couro cabeludo, principalmente na região posterior, pode estar presente em alguns casos.

Alopécia Frontal Fibrosante

Trata-se de uma inflamação causada por linfócitos que acontece no folículo piloso (raiz do pelo). Não se sabe por qual razão, o organismo começa a atacar e inflamar a raiz dos pêlos e cabelos, levando a destruição destas raízes já que ocorre a cicatrização do tecido, que é substituído por um tecido fibroso. Isso faz com que o fio caia e não volte a nascer.

Esse processo é crônico, progressivo e pode acontecer nas sobrancelhas e nos cabelos

Não há cura para essa doença. No entanto, é possível controlar a sua progressão com medicações orais, que diminuem a atividade inflamatória. Por isso, quanto antes ela for diagnosticada, maior será a eficácia do tratamento.

Tratamento para queda de cabelo:

Os tratamentos visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas surjam. Eles estimulam o folículo a produzir cabelo novamente, e precisam continuar até que a doença desapareça.

Devido a existência de diferentes doenças capilares, as formas de tratamento também são diversas e necessitam de avaliação médica. Podem ser utilizados medicamentos como estimulantes do crescimento dos fios, bloqueadores hormonais, corticoides e tantos outros. Além dos medicamentos orais e tópicos, alguns tratamentos com luz ou injetáveis locais

Mesoterapia

A mesoterapia combate esses problemas através da inserção de mini agulhas que injetam as substâncias de tratamento na parte dermica do folículo piloso(raiz do cabelo). As sessões variam conforme os meses: no primeiro mês são necessárias uma sessão por semana. No segundo, são realizadas quinzenalmente e a partir do terceiro mês devem ser realizadas apenas uma sessão. A mesoterapia pode ser feita até o paciente estar satisfeito com os resultados.

Clique aqui para saber mais!

Fototerapia Capilar

A fototerapia capilar pode ser feita em ambos os sexos, em pessoa com queda de cabelo leve, moderada ou severa. Ela tem ação anti-inflamatória e vasodilatadora, que estimula o crescimento capilar.

A irradiação de luz, laser ou LED promove a redução progressiva da queda. Isso porque fortalece os fios existentes e estimula o surgimento de novos, mais saudáveis e fortes. O laser utilizado na fototerapia capilar é de baixa potência, com mecanismo de fotobioestimulação.

Isso quer dizer que ele estimula o metabolismo celular, a síntese de proteínas e a produção de colágeno — que auxilia na regeneração do folículo — por meio da ação da luz. No caso do LED, ele favorece a microcirculação local, que ajuda na melhora da resposta imunológica à queda.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre este tratamento!

Agende sua consulta!