Agende sua consulta:

Agenda Agora!
11 2533-2460
11 94004-6241

Siga-nos:


A pele do diabético necessita de cuidados especiais?

Por Monique Teixeira 3 meses ago
Home  /  Dermatologia Estética  /  A pele do diabético necessita de cuidados especiais?

Conheça melhor o diabetes e as particularidades da pele do diabético

No dia 14 de Novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Este dia foi criado junto a Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da doença. No Brasil, mais de 14 milhões de pessoas já são portadoras do diabetes e no mundo, já é considerada uma das principais problemáticas da saúde pública.

O diabetes tipo II, principal tipo do diabetes, responsável por quase 90% dos casos, tem total relação com o estilo de vida do indivíduo. Alimentação equilibrada, atividade física e peso dentro da faixa correta são medidas importantes para prevenir a doença.

Aproveitando a importância do tema, vamos falar sobre as necessidades especiais da pele do diabético!

A ausência ou insuficiência de insulina faz com que a glicose não entre nas células e o açúcar fica de fora, sobrando na circulação. Para a pele, essa alta taxa glicêmica, portanto, acarreta diversas conseqüências, tais como a textura mais fina da pele e menos elástica, cicatrização lenta, perda de sensibilidade, infecções, dermatites e o pé diabético. Além dos sintomas mencionados, os indivíduos que possuem o diabetes tipo 1 possuem maior propensão a desenvolverem as doenças auto-imune relacionadas a pele, tais como o vitiligo e a psoríase.

Como prevenir as complicações da pele?

Como prevenção às complicações mencionadas, o paciente deve: autoexaminar sua pele, prestando atenção em quaisquer sinais, e então buscar ajuda médica; Hidratar-se com ingestão de líquidos em quantidade adequada e com o uso de hidratantes hipoalergênicos nutritivos; Frequentar podólogos e profissionais especializados para cuidar de suas unhas do pé; E utilizar sapatos e palmilhas confortáveis para evitar qualquer tipo de machucado ou lesão.

Consulte um Endocrinologista para o controle de seu diabetes, e no caso de complicações na pele, consulte um Dermatologista.

Para agendar uma consulta com a Dra. Renata Mitelman clique aqui.

Category:
  Dermatologia Estética